Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

COE diverge da Prefeitura de Teresina e mantém uso de máscara no Piauí

Segundo Florentino Neto, o Comitê Científico do Nordeste também entendeu que é cedo para flexibilização.

Em reunião realizada na noite dessa terça-feira (15), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) divergiu da Prefeitura de Teresina e decidiu recomendar o uso de máscaras em todos os ambientes. Mesmo com a decisão, em Teresina está mantido o decreto do prefeito Dr. Pessoa, que desobriga o uso do item em locais abertos.

Segundo o secretário Florentino Neto, o Comitê Científico do Nordeste também entendeu que é cedo para flexibilizar mais medidas. “Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes, como a Deltacron crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então nosso comitê estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, explicou Florentino Neto.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Mascara
Mascara

O Comitê Científico do Nordeste alertou, por meio de documento, que a pandemia não terminou e recomenda cautela na flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19, além da necessidade de campanhas de vacinação. “Mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras”, diz trecho do documento.

O secretário Florentino Neto reforçou ainda que, embora os números de casos e mortes por covid-19 estejam em queda, é preciso manter o esquema vacinal em dia. “O Piauí é o campeão em vacinação no Brasil, estamos em primeiro lugar na primeira dose e seguimos nas primeiras colocações com relação à imunização das nossas crianças e segunda dose, mas precisamos de todos vacinados para flexibilizar as medidas”, ressaltou o gestor.

Decreto da Prefeitura de Teresina

Já está em vigor o decreto assinado pelo prefeito Dr. Pessoa, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos em Teresina. O documento foi assinado no dia 7 de março.

A obrigatoriedade do uso de máscara permanecerá em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. A flexibilização seguiu o que revelam os indicadores científicos levantados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) Municipal.

Dr. Pessoa tem autonomia para flexibilizar uso de máscaras

O governador Wellington Dias (PT-PI) falou com o GP1 sobre a decisão anunciada pelo prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), de flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos na Capital.

De acordo com o chefe do Palácio de Karnak, cada município tem autonomia para decidir a medida mais adequada para o momento. “Cada município tem suas regras de autonomia”, disse o governador do Estado à nossa reportagem.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.