Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Alexandre de Moraes multa X em R$ 700 mil por descumprimento de ordem judicial

Segundo o ministro, a rede descumpriu determinação para bloquear perfil que chamou Lira de estuprador.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, multou em R$ 700 mil a rede social X (antigo Twitter), nesta terça-feira, 18, por suposto descumprimento de ordem judicial. Em 13 de junho, Moraes determinou a suspensão de uma conta que fez uma publicação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira.

O site, contudo, não teria bloqueado o perfil. Na postagem, Lira era chamado de estuprador. Conforme o ministro, a “provedora de rede social X, ao não cumprir a determinação judicial, questiona, de forma direta, a autoridade da decisão judicial tomada na presente ação”.

No despacho, Moraes sustentou que, “uma vez desvirtuado criminosamente o exercício da liberdade de expressão, a Constituição Federal e a legislação autorizam medidas repressivas civis e penais, tanto de natureza cautelar quanto definitivas”.

“Como qualquer entidade privada que exerça sua atividade econômica no território nacional, a provedora de rede social X deve respeitar e cumprir, de forma efetiva, comandos diretos emitidos pelo Poder Judiciário relativos a fatos ocorridos ou com seus efeitos perenes dentro do território nacional; cabendo-lhe, se entender necessário, demonstrar seu inconformismo mediante os recursos permitidos pela legislação brasileira”, argumentou o ministro.


Com informações do repórter Rafael Rocha

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.