Fechar
GP1

Economia e Negócios

Olimpíada de Língua Portuguesa terminam dia 14

Já na fase nacional, os textos serão selecionados por docentes, jornalistas, escritores de reconhecido saber e experiência.

Com a previsão de inscrever cerca de 9 milhões de alunos, de 80 mil escolas públicas das redes estadual, municipal e federal, envolvendo ainda a participação de 200 mil professores de todo o país, a II Olimpíada de Língua Portuguesa encerra inscrições (que só podem ser feitas pela internet) no próximo dia 14.

De acordo com a professora Vilma Lages, da Gerência de Ensino Médio da Seduc, 77% das escolas do Piauí já estão inscritas, mas a meta é atingir 100%. O evento vai premiar alunos nas categorias Poema (para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (alunos de 6ª e 7ª séries), Crônica (para os de 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (para 2ª e 3ª anos do Ensino Médio).

“Os alunos vão passar por oficina nas próprias escolas com apoio de material didático específico do evento, que tem duração de três meses, onde vão ter maiores conhecimentos sobre os temas. Depois serão produzidos os textos para a competição”, explica a professora.

Dos 9 milhões de alunos inscritos, serão premiados 372 mil na etapa escolar, 39 mil na etapa municipal, 500 na etapa estadual, 152 na regional e 20 na nacional. Os trabalhos serão julgados em cada etapa por diferentes grupos de avaliação. Na etapa escolar serão escolhidos por representantes dos pais de alunos, professores e comunidade.

Já na fase nacional, os textos serão selecionados por docentes, jornalistas, escritores de reconhecido saber e experiência. A II Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Fundação Itaú Social com a coordenação técnica do Centro de Estados e Pesquisas em Educação, Cultura, e Ação Comunitária e tem por objetivo colaborar com a melhoria do ensino da leitura e da escrita para alunos da rede pública de todo o pais.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.