Fechar
GP1

Economia e Negócios

Desemprego atinge 12,1 milhões de pessoas em novembro

Taxa registrada pelo IBGE fica em 11,9% no trimestre até novembro.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua, divulgou dados nesta quinta-feira (29), que apontam recorde no número de desempregados na reta final do ano. Ao todo, 12,132 milhões de pessoas estão em busca de uma vaga no trimestre encerrado em novembro.

De acordo com informações do Estadão, o resultado significa que há mais 3,018 milhões de desempregados em relação a um ano antes, o que equivale a um aumento de 33,1%. O total de ocupados também caiu 2,1% no período de um ano, o que equivale ao fechamento de 1,941 milhão de postos de trabalho.

  • Foto: DivulgaçãoDesemprego cresce no paísDesemprego cresce no país

A taxa de desemprego passou então, de 11,8% no trimestre até outubro para 11,9% no trimestre até novembro, também a mais alta já registrada na série histórica da pesquisa. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), estava em 9,0%.

O IBGE divulga a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional desde janeiro de 2014. Desde então, a pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produzia apenas informações referentes ao mês de setembro de cada ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.