Fechar
GP1

Economia e Negócios

Prévia do PIB indica queda de 1,44% nos últimos três meses

Banco Central divulgou os dados nesta sexta-feira (13).

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (13), a queda de 0,36% em março deste ano registrada no nível de atividade da economia brasileira. Já no primeiro trimestre, quando comparado ano de 2015, a queda chega a 1,44%.

Imagem: Reprodução/cultural mixCrise econômica continua(Imagem:Reprodução/cultural mix)Crise econômica continua no país

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), calculado pelo Banco Central é uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) e registrou um “regresso” de 1,44% no primeiro trimestre deste ano em comparação com os três últimos meses de 2015. A variação ocorreu após um ajuste sazonal.

Juros:

O IBC-Br também é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic) do país. Deste modo, pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, é preciso ajustar os juros para atingir as metas para o ano.

Para 2016, a meta central da inflação está em 4,5%, sendo assim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada pelos economistas a inflação oficial do país pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida, pois é aceitável que a inflação possa variar dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com informações do G1, o Banco Central afirmou que está trabalhando para manter a inflação dentro do sistema de metas em 2016 e próxima do objetivo central, de 4,5% em 2017.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.