Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo aumenta em 77% a previsão de rombo nas contas públicas

Ministro da Fazenda informou que a meta foi calculada com base em "parâmetros realistas".

 O governo Temer aumentou a previsão de rombo das contas públicas deste ano para 77%. A nova meta fiscal do governo federal foi fixada com um déficit de R$170,5 bilhões, com base nos pagamentos em atraso que deverão ser feitos até o fim do ano. A meta deve ser aprovada pelo Congresso Nacional já na próxima semana.

Imagem: Wilson Dias/ Agência BrasilMinistro da Fazenda, Henrique Meirelles e ministro do Planejamento, Romero Jucá(Imagem:Wilson Dias/ Agência Brasil)Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e ministro do Planejamento, Romero Jucá

De acordo com o Estadão, o valor do rombo é equivalente a 2,75% do Produto Interno Bruto (PIB) e mostra que o ajuste fiscal deverá ser mais lento. O ministro da fazenda, Henrique Meirelles, afirma ser uma meta bem pensada. “É uma meta realista e estimada dentro de critérios rigorosos”, disse o ministro.

Após a aprovação da nova meta, deve ser feito um descongestionamento de R$ 21,2 bilhões de despesas, dando um fôlego inicial aos novos ministros para quitar as dívidas em atraso.
A nova meta deve permitir os pagamentos em dia de Projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Saúde e Defesa. O ministro do Planejamento, Romério Jucá assegurou que a meta não será mais mudada este ano. “Meta fiscal não é novela para ser feita em capítulos”, disse Jucá.

Os ministros acreditam que o projeto de mudança de meta será aprovado pelo Congresso Nacional, porém não informaram como serão os planos para 2017 e os próximos anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.