Fechar
GP1

Economia e Negócios

Governo propõe aposentadoria aos 65 anos para brasileiros

Texto já está pronto e será enviado ao Congresso.

  • Foto: DivulgaçãoPrevidência SocialPrevidência Social

O governo do presidente Michel Temer vai propor a implantação de uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres. De acordo com informações do G1, a proposta de reforma da Previdência Social já está pronta e caberá a Temer decidir quando deve ser enviada ao Congresso Nacional.

Tantos servidores públicos quanto os trabalhadores da iniciativa privada serão atingidos pela nova reforma. Caso aprovada pelo Congresso, a regra só deve valer para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos, deve ficar submetido ao regime atual, mas terá de pagar uma espécie de “pedágio” proporcional ao tempo que falta na aposentadoria.

No caso de professores, o texto propõe um tratamento diferenciado, com idade de transição aos 45 anos, ou seja, a regra valerá para aqueles que ainda não completaram 45 anos. Sendo assim, o tempo de contribuição teria peso para o valor do benefício.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ponto de partida do governo de Temer é convencer a população da urgência da reforma previdenciária. “A gente, quando tem dúvida, veja como o mundo resolveu essas questões. O mundo resolveu com a idade mínima. O Brasil não vai querer ser o ‘Joãozinho’ do passo certo. Também vai resolver com idade mínima, porém nós não vamos criar esse sistema agora”, explicou Padilha.

“No primeiro sistema previdenciário de 1934 do governo do presidente [Getúlio] Vargas, a idade mínima era 65 anos e lá a expectativa de vida era 37 anos. Hoje, nós queremos os mesmos 65 com uma expectativa de vida de 78 anos. [...] A capacidade da União pra poder fazer essa reposição, ela está no limite. Nós temos que encontrar uma forma de estabilizar num primeiro momento e depois cair essa responsabilidade”, concluiu o ministro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.