Fechar
GP1

Economia e Negócios

Meirelles afirma que governo não vai aumentar impostos

Ministro da Fazenda vê aumento da arrecadação com privatizações.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (29), qua não há necessidade de aumento de impostos, pelo menos neste ano, ainda que a arrecadação do governo siga em queda.

“Neste ano, não se configura necessidade de aumento de impostos. Todas as projeções que estamos fazendo no relatório bimestral da evolução das contas públicas mostram que não se configura a necessidade de aumento de impostos, e essa queda de arrecadação estava prevista nas nossas projeções", afirmou o ministro.

  • Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo Meirelles Meirelles

De acordo com informações do G1, para 2017, Meirelles também apontou que não há previsão para o aumento de impostos, pois há a expectativa de que a arrecadação do governo cresça por meio de privatizações e concessões.  “A princípio, no Orçamento de 2017 não contemplamos neste momento a necessidade de aumento de impostos. Existe sim uma necessidade de aumento da arrecadação total e acreditamos que uma parte dela virá do crescimento do PIB, e também existe receita de privatizações, concessões."

Em relação à arrecadação de impostos, que neste mês recuou 10,12% em relação ao mesmo período do ano passado, o ministro disse que a queda já era esperada e, “mostra a necessidade de fazer o ajuste” proposto pelo atual governo.  “É uma tendência histórica já comprovada de que quando o PIB está aumentando, a arrecadação cresce mais ainda. Quando o PIB está caindo, a arrecadação cai mais. O que nós estamos vendo agora é o resultado dessa recessão profunda em que o Brasil entrou já no final de 2014. Isso mostra a necessidade de fazer o ajuste que nós estamos propondo”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.