Fechar
GP1

Economia e Negócios

Desemprego recua para 12,4% em setembro e registra menor taxa do ano

Em setembro, a população desocupada foi registrada entre 13 milhões de pessoas.

Segundo dados da Pnad Contínua divulgados nesta terça-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego ficou em 12,4% no trimestre encerrado em setembro, a menor taxa do ano.

A queda foi de 0,6 ponto percentual, quando comparado ao trimestre anterior, de abril a junho, quando o índice ficou em 13%. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2016, quando a taxa chegou a 11,8%, houve alta, também de 0,6 ponto percentual.

De acordo com informações do G1, no mês de setembro, a população desocupada foi registrada entre 13 milhões de pessoas. O número representa uma queda de 3,9% em relação ao trimestre anterior. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de desocupados subiu 7,8%.

  • Foto: DivulgaçãoCarteira de trabalhoCarteira de trabalho

Devido à queda do desemprego, a população ocupada aumentou e chegou a 91,3 milhões, o que representa uma alta de 1,2% em relação ao trimestre anterior e de 1,6% sobre 2016. Mesmo assim, o número de empregados com carteira assinada ficou estável em 33,3 milhões na comparação com o trimestre de abril a junho. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o número caiu 2,4%, ou seja, cerca de 800 mil pessoas perderam o registro na carteira.

Mesmo com a leve queda no desemprego, o número de trabalhadores por conta própria segue aumentando. No trimestre de julho a setembro, esse grupo chegou a 22,9 milhões, representando um crescimento de 1,8% sobre o trimestre anterior e de quase 5% em relação a 2016.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.