Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central indica novo corte de juros no mês de fevereiro

Copom vê risco de alta da inflação por ‘frustração’ com reformas.

Em ata divulgada nesta terça-feira (12), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, sinalizou que pode baixar novamente a taxa Selic em fevereiro, em seu próximo encontro, mas com ritmo menor. O mercado financeiro espera que a taxa possa ser reduzida de 7% para 6,75% ao ano.

No último encontro o ano, o comitê reduziu o juro básico da economia de 7,5% para 7%, a taxa mais baixa da série história do Banco Central, que teve início em 1986. O Comitê de Política Econômica do Banco Central resolveu manter aberta a possibilidade de continuar reduzindo a taxa de juros depois de fevereiro.

  • Foto: DivulgaçãoCartão de créditoCartão de crédito

Segundo a ata, "houve consenso em manter liberdade de ação", mas sinalizando que "o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária".

De acordo com o G1, apesar de terem deixado as portas abertas para um novo corte de juros, os integrantes do Copom informam que "refletiram" na última reunião sobre o risco de a atual conjuntura inflacionária, com inflação compatível com a meta central de 4,5% em 2018, ser interrompida por uma "frustração" caso as reformas e ajustes na economia brasileira prometidos pelo presidente Michel Temer não saiam do papel.

Neste caso, o Banco Central não descartou a possibilidade de dar uma guinada na atual tendência de corte de juros, voltando a subir a Selic ao longo de 2018.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.