Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE: 24,8 milhões de brasileiros viviam na pobreza em 2016

Dados representam 53% a mais do que número registrado em 2014.

Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgados nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o ano de 2016 com 24,8 milhões de brasileiros vivendo com renda inferior a um quarto do salário mínimo.

De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 53% na comparação com 2014, quando teve início a crise econômica no país. Isso significa que 12,1% da população do país vive na miséria.

  • Foto: Getty ImagensPobrezaPobreza

Em 2014, o levantamento mostrou que havia 16,2 milhões de brasileiros com rendimento mensal abaixo de um quarto do salário mínimo. Deste modo, houve um aumento de 8,6 milhões no número de pessoas com esta faixa de renda em dois anos.

A classificação adotada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), famílias com renda de até um quarto do salário mínimo per capita vivem na chamada "pobreza extrema". Aqueles que vivem com até meio salário vivem em "pobreza absoluta".

Quando levada em consideração a faixa de rendimento per capita entre um quarto e um meio do salário mínimo, em 2016 havia mais 36,6 milhões de brasileiros que poderiam ser classificados em situação de pobreza. Na comparação com 2014, aumentou em 2,1 milhões (6% a mais) o número de pessoas nesta condição.

Em relação as regiões do país, o maior número de pessoas em extrema pobreza estava concentrado na região Nordeste, quando haviam 13,1 milhões de pessoas vivendo com menos de um quarto do salário mínimo por mês. Já o menor contingente de pessoas nesta condição foi observado no Centro-Oeste, com cerca de 900 mil pessoas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.