Fechar
GP1

Economia e Negócios

Quase 7 milhões de trabalhadores têm depósitos do FGTS atrasados

Ao menos 198.700 empresas não cumpriram a obrigação de pagamentos do fundo de garantia.

Segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), cerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo contas ativas e inativas, feitos corretamente pelos seus empregadores.

De acordo com informações da Veja, são 198.700 empresas devedoras de depósitos do fundo. Sendo assim, muitos trabalhadores que quiserem sacar o saldo do FGTS de uma conta inativa pode ter problemas. Segundo a procuradoria, só em inscrições de empresas na dívida ativa existe um débito de R$ 24,5 bilhões.

  • Foto: DivulgaçãoSalário mínimo ideal já passa de R$ 4 mil, diz DieeseSalário mínimo

Sendo assim, o trabalhador deve fiscalizar os depósitos e, em caso de atraso poderá apresentar denúncia ao sindicato representante da categoria profissional ou comparecer às Superintendências Regionais do Trabalho.

Todas as empresas são obrigadas a recolher mensalmente 8% do salário na conta do FGTS do trabalhador. Esse dinheiro é uma espécie de reserva financeira que cresce a cada mês e que pode ser sacado pelo trabalhador com carteira assinada se a conta estiver inativa, em caso de demissão sem justa causa ou em situações como aposentadoria, compra da casa ou doenças graves.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.