Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE vai lançar seletivo com 3 mil vagas para o Piauí neste mês

A prova será realizada em maio para que os selecionados sejam contratados em meados de junho ou julho.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar ainda neste mês de fevereiro um edital de processo seletivo com oferta de 3 mil vagas temporárias, distribuídas entre os cargos de agente censitário supervisor e recenseador para o estado do Piauí.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta segunda-feira (03), o chefe da unidade estadual do IBGE, Leonardo Santana Passos, informou que os detalhes da seleção como quantidade para cada cargo e remuneração estarão no edital, mas a prova será realizada no mês de maio para que os selecionados sejam contratados em meados de junho ou julho.

“O edital vai ser lançado até o final do mês de fevereiro, com inscrições ao longo do mês de março, com vagas para todos os municípios do Piauí. Abriremos em torno de 3 mil vagas para cargos principais: supervisor, com previsão de salários em torno de R$ 1.700,00 e vale alimentação de R$ 458,00. O recenseador será remunerado conforme produtividade. Ele receberá um quantitativo conforme questionários realizados. Para recenseador a escolaridade é a partir do nível fundamental e para supervisor é necessária a conclusão do nível médio”, detalhou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Leonardo Passos Leonardo Passos

O três mil novos contratados serão responsáveis pela coleta de dados para o Censo 2020, que acontecerá nos meses de agosto até outubro deste ano, com divulgação do resultado da pesquisa em dezembro.

“No Piauí, serão mais de 900 mil domicílios visitados. Não só contar a população, nós iremos coletar informações sobre o perfil socioeconômico, saúde, educação, emprego e renda, informações de saneamento básico, população indígena, comunidades tradicionais quilombolas, enfim. O censo é essa grande radiografia da sociedade brasileira. A gente pretende investigar toda a realidade. Os dados populacionais do censo serão divulgados já agora no final do ano. E, a partir do próximo ano, teremos o calendário temático com várias divulgações ao longo do ano, por blocos temáticos. Ressaltamos, também, que além do censo o IBGE trabalha com um quantitativo muito grande de pesquisas. Nosso plano de trabalho são mais de 50 pesquisas regulares, investigando temas como inflação, PIB, desemprego, dados da indústria, do comércio, também dados de agropecuária. É essa missão de retratar o país. Os dados são utilizados diuturnamente na elaboração de várias políticas públicas”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.