Fechar
GP1

Economia e Negócios

Índice de brasileiros desempregados cresceu em 26% na pandemia

Se comparado com a 1ª semana de maio, o contingente de desempregados no país aumentou em cerca de 2,6 milhões de pessoas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento, nesta sexta-feira (17), informando que em sete semanas o número de brasileiros desempregados sofreu um aumento de 26%.

Os dados mostram que na 4ª semana do mês de junho havia 12.428 milhões de pessoas desempregadas, sendo 675 mil a mais que na semana anterior. Se comparado com a 1ª semana de maio, o contingente de desempregados no país aumentou em cerca de 2,6 milhões de pessoas, ou seja, uma alta de 26% em sete semanas.

O IBGE considera como trabalhador informal aqueles que exercem função no setor privado, mas sem carteira assinada, como por exemplo trabalhadores domésticos sem carteira.

O número de ocupação dessa categoria era de 28,4 milhões trabalhadores ativos na quarta semana de junho, porém na primeira semana de maio esse contingente teve queda de 5%.

O Instituto apontou que o mercado de trabalho brasileiro tem se sustentado de maneira significativa com a informalidade, já que sem a criação de vagas de empregos formais, a válvula de escape tem sido por esta via.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.