Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bolsonaro deve ir ao Ministério da Economia na tarde desta sexta

A ideia do presidente é apoiar Paulo Guedes, que apesar de especulações, pretende permanecer no governo.

Em meio à crise gerada pelas mudanças no teto de gastos, o presidente Jair Bolsonaro deve ir ao Ministério da Economia às 14h30 desta sexta-feira, 22. De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão, a ideia é mostrar o apoio ao ministro, que, apesar de especulações, pretende permanecer no governo.

A expectativa é que ainda nesta sexta sejam anunciados os novos secretários da Economia. Como mostrou a reportagem, o mais cotado para o cargo é Esteves Colnago. A tendência é que o novo secretário monte sua equipe em acordo com Guedes e escolha o novo secretário do Tesouro.

Pediram exoneração do cargo o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e sua adjunta, Gildenora Dantas. Também pediram para deixar o cargo o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, e seu adjunto, Rafael Araujo.

Como mostrou o Estadão na noite de quinta-feira, 21, além de Esteves, foi aventado o nome do atual Secretário de Política Econômica (SPE), Adolfo Sachsida. Também foi citado o nome do secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, como opção.

Pesa a favor de Colnago o fato de ele ter bom trânsito no Congresso Nacional - algo que a equipe econômica precisa muito no momento. Além disso, ele foi Ministro do Planejamento no governo Michel Temer, quando acumulou experiência na área.

Colnago é hoje um dos assessores mais próximos a Guedes e atua como chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, cargo responsável pelo relacionamento com parlamentares e a ala política do governo.

No início do governo, ele ocupou o cargo de secretário especial adjunto de Fazenda. Ele é mestre em Economia pela Universidade de Brasília e foi presidente dos Conselhos de Administração da Casa da Moeda, de Recursos do Sistema Financeiro Nacional e de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.