Fechar
GP1

Economia e Negócios

Paulo Guedes indica Rios Neto para assumir o IBGE

A indicação acontece após pedido de demissão de Susana Guerra; órgão teve orçamento cortado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que o atual Diretor de Pesquisa do órgão, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto é o novo presidente da instituição. A indicação é do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Formado em Economia, Rios Neto é demógrafo e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também presidiu a Abep (Associação Brasileira de Estudos Populacionais) de 1998 a 2002. Rios Neto também é membro da Academia Brasileira de Ciências.

A nomeação acontece após o pedido de demissão de Susana Guerra, na ocasião, a economista alegou motivos pessoais. A exoneração foi efetivada na última sexta-feira (9), Guerra havia informado que permaneceria no cargo até que a transição fosse efetivada.

Confira aqui o comunicado.

A presidente pediu demissão após votação da Comissão-mista Orçamentária, através do relator-geral de Orçamento, senador Márcio Bittar (MDB-AC) sobre os recursos disponibilizados para realização do Censo Demográfico em 2021, que sofreu cortes no valor de R$ 1,7 bilhão. Na ocasião, Susana Guerra e Rios Neto assinaram em conjunto artigo de opinião contrário ao corte no orçamento. O Censo estava previsto para ser realizado em 2020 e tem seu orçamento congelado desde 2018.

Agora, Rios Neto assume a tarefa de realizar o Censo Demográfico com orçamento reduzido ou optar por mais um adiamento. Somente em três outras ocasiões não houve a realização do censo nos anos terminados em zero.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.