Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí teve redução de 33 mil trabalhadores no comércio, diz IBGE

Os dados são da PNAD Contínua, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total de 33 mil pessoas que trabalhavam no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas perderam suas ocupações no período que compreende o último trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o IBGE, a perda de 33 mil trabalhadores significa uma redução de 13%. Entre outubro, novembro e dezembro de 2020, havia 255 mil pessoas atuando no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas do Piauí. Já entre os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o número caiu para 222 mil.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Comércio no Centro de Teresina
Comércio no Centro de Teresina

Em comparação com o 1º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021, os dados mostram uma redução de 24,1% nos postos de trabalho do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. O setor de transporte, armazenagem e correio teve queda de 23,9%, o que é igual a 10 mil pessoas e o setor de serviços domésticos, que perdeu 22% dos trabalhadores, correspondente a 20 mil pessoas.

Outro setor que teve uma perda significativa foi o de alojamento e alimentação, com uma redução de 27,9% na quantidade de pessoas trabalhavam nessa área. Essa baixa equivale ao total de 21 mil pessoas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.