Fechar
GP1

Economia e Negócios

Paulo Guedes: imposto da unificação de PIS/Cofins deve ter duas alíquotas

Segundo o ministro, seria uma alíquota mais baixa para comércio e outra mais alta para a indústria.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 8, que a reforma tributária poderá trazer duas alíquotas da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), uma mais baixa para comércio e serviços e outra mais alta para a indústria.

Na proposta de reforma tributária enviada pelo governo ao Congresso Nacional, há a previsão de unificação do PIS/Cofins, criando a CBS, com uma alíquota única de 12%, o que causou grande resistência principalmente do setor de serviços.

“Não queremos de jeito nenhum aumentar imposto para serviços”, afirmou Guedes, em participação em evento virtual da Frente Parlamentar do Setor de Serviços.

De acordo com o ministro, essa alíquota diferenciada seria mantida enquanto não for possível desonerar a folha de pagamentos (reduzir os encargos que as empresas pagam sobre o salários dos funcionários), que é uma despesa importante no comércio e no setor de serviços.

“Gostaria de fazer uma reforma tributária um pouco mais ampla, não é momento, mas não vamos desistir. Vamos fazer o que é possível agora (na tributária), simplificação, redução de alíquotas. Presidente (Jair Bolsonaro) está decidido a continuar com a transformação que começamos”, completou.

Além da CBS, o governo pretende enviar ao Congresso um projeto separado para modificar as regras do Imposto de Renda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.