Fechar
GP1

Economia e Negócios

Bolsonaro convoca ministros para reunião sobre combustíveis

Segundo agenda oficial, estarão na reunião os ministros Paulo Guedes, Bento Albuquerque e Ciro Nogueira.

Em meio às discussões no governo sobre qual a fórmula a ser adotada para evitar o repasse do aumento do petróleo no mercado internacional às bombas de combustíveis no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou reunião com ministros para as 11 horas desta quarta-feira, 9, no Palácio do Planalto. Com isso, Bolsonaro decidiu cancelar sua agenda em Duque de Caxias (RJ).

De acordo com a agenda oficial do presidente, divulgada nesta noite, estarão na reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Ciro Nogueira (Casa Civil). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também deve participar.

A mudança repentina de planos de Bolsonaro ocorre após Guedes, Ciro e Bento não chegarem a consenso em reunião de hoje sobre qual é a melhor forma de evitar um reajuste acentuado nos preços dos combustíveis. Enquanto a ala política segue em defesa de um subsídio temporário, a Economia prefere mudanças estruturais na tributação, como rever a cobrança de ICMS por Estados.

Até o momento, todas as opções seguem sobre a mesa, de acordo com técnicos e ministros que participaram das tratativas ocorridas mais cedo. O petróleo está em escalada no exterior por conta da guerra na Ucrânia e das sanções econômicas aplicadas à Rússia.

Nesta semana, Bolsonaro reiterou críticas à política de preços da Petrobras, que firma paridade entre reajustes do petróleo no mercado internacional e alterações de preço nos combustíveis no País.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.