Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado reduz previsão para inflação de 2022 no Brasil

Com essa nova estimativa feita pelo Banco Central foi a sétima queda seguida da projeção de inflação.

Mais uma edição do Boletim Focus foi divulgada pelo Banco Central nessa segunda-feira (15), com perspectivas atualizadas do mercado financeiro sobre a economia brasileira. Os analistas reduziram de 7,11% para 7,02% a estimativa de inflação para 2022.

Com essa nova estimativa foi a sétima queda seguida da projeção de inflação, no levantamento do Banco Central que ouviu mais de cem instituições financeiras. A tendência de declínio vem acontecendo em meio a recentes implementações de desonerações tributárias sobre combustíveis e energia.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) colocou a meta para a inflação em 2022 de 3,5% e vai ser considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%. O Banco Central admitiu que vai estourar o teto da meta, assim como aconteceu em 2021.

Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação do Brasil registrou queda de quase 0,7% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 9 de agosto. A redução é a maior da série histórica iniciada em 1980. No ano, a inflação acumulada é de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%, aponta o levantamento do IBGE .

Ainda segundo o boletim do BC, os economistas consultados passaram a projetar uma alta do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 2%, mesmo valor trabalhado pelo Ministério da Economia. Foi a sétima revisão para cima feita pelas instituições financeiras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.