Fechar
GP1

Economia e Negócios

Três montadoras de veículos suspendem produção no Brasil

A paralisação inicia a partir desta segunda-feira (20), para evitar acúmulo nos estoques das montadoras.

As montadoras General Motors, Hyundai e Stellantis, donas das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, irão suspender por duas semanas a produção de novos automóveis a partir desta segunda-feira (20). Por conta da queda de vendas, as empresas também decidiram dar férias coletivas aos funcionários.

Segundo estudo divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, a queda de vendas no setor deve durar até o próximo ano, de acordo com levantamento feito por analistas do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. A parada na produção visa combater um acúmulo nos estoques dos montadores, visto que as vendas no setor apresentam uma queda desde 2022.

Um dos motivos apontados como norteadores para esse desaceleramento está a falta de produtos, como semicondutores e chips, que fez com que mais de 600 mil automóveis deixassem de ser fabricados. A expectativa é que esse número fosse convertido em vendas neste ano, porém não saiu como o planejado, especialmente por conta da perca do poder de compra do consumidor.

Em razão disso, a Hyundai suspendeu a fabricação do HB20 e Creta em Piracicaba, no estado de São Paulo, por três semanas, mesmo período em que foi decretado as férias coletivas dos funcionários. A General Motors irá suspender a partir do dia 27 de março a produção da picape S10 e do SUV Trailblazes, em São José dos Campos. A paralisação deve perdurar até o dia 13 de abril.

Por sua vez, a Stellantis suspende a produção dos SUVs Renegade, Compass, Commander, e da picape Fiat Toro, na cidade de Goiana, em Pernambuco. No fim de fevereiro, a fábrica, responsável pela produção das marcas Peugeot e Citroën, encerrou o segundo turno de trabalho dos funcionários na cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, além de antecipar a dispensa de 140 funcionários com contratos temporários.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.