Fechar
GP1

Economia e Negócios

Setor de serviços se mantém abaixo de dezembro de 2022, diz IBGE

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços e foram disponibilizados pelo IBGE nesta terça-feira (16).

Os números do mês de março de 2023 mostram que o volume do setor de serviços no Brasil continua menor que no fim do ano de 2022, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16).

Pelo levantamento, o setor teve um avanço de pouco menos de 1% sobre fevereiro. Mas há uma queda de pouco mais de 1% em relação a dezembro de 2022. Os dados mostram ainda que o ano começou em baixa na comparação mês a mês. Houve queda de 2,9% em janeiro sobre o mês de dezembro.

Contudo, ocorreu melhora em fevereiro, com a alta de 0,7% em relação a janeiro. A expansão é de 7,4% nos últimos 12 meses.

Setor de serviços em Março

Os ganhos do setor em volume de serviços fecharam em 0,9% sobre fevereiro. A expansão na série com ajuste sazonal ocorreu devido a três das cinco atividades investigadas. Entre elas, destacam-se transportes (3,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%). Informação e comunicação registrou uma expansão tímida de 0,2%.

Entre as quedas no setor no mês de março, a maior foi para o volume de serviços prestados às famílias. Esse segmento fechou com retração de 1,7% em março sobre fevereiro. Na sequência, aparecem os “não especificados” com -0,6%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.