Fechar
GP1

Economia e Negócios

Produção industrial cai 0,6% em abril no Brasil, diz IBGE

De janeiro a abril, a produção industrial caiu 1% e em 12 meses, teve variação menor que 0,2%.

A produção industrial registrou uma queda de 0,6% no mês de abril, em relação a março, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a indústria apresentou uma redução de 2,7%.

O gerente da pesquisa, André Macedo, apontou que houve uma queda nas vendas de produtos, o que resultou em um cenário negativo em vários setores da indústria. "Em abril, observamos uma maior disseminação de quedas na produção industrial, afetando 16 dos 25 ramos industriais investigados. Essa maior abrangência de resultados negativos não era vista desde outubro de 2022", afirmou Macedo.

No período de janeiro a abril, a produção industrial acumulou uma queda de 1%. Nos últimos 12 meses, houve uma variação negativa de 0,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, dia 2 de junho de 2023.

Os principais setores que influenciaram negativamente foram produtos alimentícios (-3,2%), máquinas e equipamentos (-9,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%). O setor de alimentos registrou o quarto mês consecutivo de queda na produção, acumulando uma perda de 7,3% nesse período.

Destacam-se também as quedas nos setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,4%), indústrias extrativas (-1,1%), bebidas (-3,6%), produtos de metal (-3,3%), outros equipamentos de transporte (-5,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,9%).

Por outro lado, o setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis teve um impacto positivo de 3,6% em abril. Esse foi o terceiro resultado positivo consecutivo do setor, acumulando um crescimento de 6,3%.

*Com informações do repórter Carlos Santos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.