Fechar
GP1

Economia e Negócios

Pix bate recorde com 200 milhões de transações em um dia, diz Banco Central

Este recorde ocorreu em um dia marcado por instabilidades relatadas pelos bancos no acesso dos clientes.

O Banco Central anunciou que as transações via PIX alcançaram um novo recorde na sexta-feira, dia 5, com 201,6 milhões de operações realizadas em um único dia. O número superou o recorde anterior de 178,7 milhões de transações, registrado em 6 de março de 2024.

Este recorde ocorreu em um dia marcado por instabilidades relatadas pelos bancos no acesso dos clientes à plataforma. No entanto, o Banco Central afirmou que o serviço estava operando normalmente.

O PIX, um sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo Banco Central, está em funcionamento desde novembro de 2020. Em 2022, o PIX se tornou o principal instrumento do mercado, com 29% das transações, ultrapassando o cartão de crédito. No ano de 2023, as transferências de recursos e os pagamentos feitos por meio do PIX somaram R$ 17,18 trilhões.

Novidade

O Banco Central planeja agora lançar uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano: o Pix automático. Esta modalidade permitirá que o cliente agende previamente pagamentos que sabe que precisará fazer a empresas.

O Pix automático poderá ser usado, por exemplo, para pagar contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamentos de empréstimos.

Este tipo de pagamento já pode ser realizado através do débito automático, mas, na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar um público maior.

Outra modalidade do Pix, chamada de Pix agendado recorrente, também será obrigatória a partir de outubro de 2024. O Pix agendado poderá ser usado, por exemplo, para mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas e prestação de serviço por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico etc).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.