Fechar
GP1

Eleições 2018

Encontro no TRE-PI define atuação do Exército em 122 municípios

O general Cunha Matos, do Comando da 10ª Região Militar, informou que para os estados do Ceará e Piauí foram distribuídos 5 mil militares.

Lucas Dias/GP1 1 / 8 A reunião aconteceu no TRE-PI A reunião aconteceu no TRE-PI
Lucas Dias/GP1 2 / 8 Coronel Nixon conversando com o General do Exército Coronel Nixon conversando com o General do Exército
Lucas Dias/GP1 3 / 8 Coronel Nixon Coronel Nixon
Lucas Dias/GP1 4 / 8 General Alerrandro General Alerrandro
Lucas Dias/GP1 5 / 8 General Cunha durante seu pronunciamento General Cunha durante seu pronunciamento
Lucas Dias/GP1 6 / 8 General Cunha e Desembargador Sebastião Ribeiro General Cunha e Desembargador Sebastião Ribeiro
Lucas Dias/GP1 7 / 8 General Cunha Matos General Cunha Matos
Lucas Dias/GP1 8 / 8 Presidente do TRE, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins Presidente do TRE, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins

Nessa segunda-feira (1) uma equipe do Exército Brasileiro, do Comando da 10ª Região Militar que atua no Piauí e no Ceará, se reuniu com o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins. No encontro foi definida a atuação das tropas federais em 122 municípios piauienses, com mais de 1600 militares.

O general Cunha Matos, do Comando da 10ª Região Militar, informou que para os estados do Ceará e Piauí foram distribuídos 5 mil militares. “Estamos com 11 comandos de batalhão, e quatro vão estar no comando das tropas do Piauí. É importante entender que a tropa não vai atuar sem ordem do juiz, a atuação da força federal tem como objetivo evitar o crime eleitoral, caso haja alguma perturbação, por ordem do juiz, a tropa poderá atuar. Então cada juiz, nos 122 municípios, terá uma tropa a sua disposição. A atuação é preferencialmente para coibir crimes eleitorais, a tropa não tem atribuição da ordem de segurança pública, porque existem as polícias”, informou.

O comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), o coronel Alerrandro Leal Farias, afirmou que foi designado para atuar na região norte do estado. “Nosso comando assignou ao nosso batalhão a região norte, para atender dez zonas eleitorais, que atuam em 27 municípios. Então selecionamos 344 homens para serem deslocados para as dez zonas, que vão permanecer lá nos dias 6, 7 e 8, em contato com os juízes dessas zonas. A orientação que temos é de permanecer a 100 metros dos locais de votação”, explicou o coronel.

O presidente do TRE-PI pediu cautela no dia da votação. “Recomendamos cautela aos partidos políticos e aos candidatos, pois no dia da eleição não poderá haver propaganda política, então cada eleitor deve se dirigir a sua sessão eleitoral e votar de forma livre. A presença da força armada é para permitir o exercício da cidadania. Não vamos tolerar compra de voto, boca de urna, propaganda irregular e o juiz eleitoral estará presente e pode requisitar a força federal para inibir esses abusos”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.