Fechar
GP1

Eleições 2018

Georgiano Neto defende formação de 'chapão' na disputa proporcional

"O governador tem a habilidade suficiente para fazer com que haja esse entendimento. No momento não temos uma conversa com nenhum outro partido, apenas com o Wellington", afirmou.

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD), defendeu que o governador Wellington Dias (PT) atue para conseguir unir os partidos aliados para a formação de uma chapa única para a disputa proporcional para a eleição de deputados.

A decisão da maioria dos membros do Partido dos Trabalhadores de seguir em chapa pura, não agradou o governador e nem mesmo as legendas aliadas que esperavam a formação de uma aliança. Os petistas acreditam que conseguem eleger mais deputados com a chapa única. O Progressistas já afirmou que se a decisão do PT for mantida, a agremiação também seguirá pelo mesmo caminho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado JorgianoDeputado Georgiano Neto

Georgiano Neto disse acreditar que a formação de um chapão, unindo todos os partidos aliados, seria a melhor opção para a disputa proporcional. O parlamentar disse esperar que o chefe do executivo estadual consiga reverter essa situação.

“A nossa expectativa é que se possa formar esse famoso chapão. Existe uma resistência por parte de alguns partidos, inclusive por parte do PT, que é partido do Wellington e já tem a vaga de governador, que é o cargo mais importante e é o nome que defendemos. Acredito que com a sua habilidade, toda a sua experiência, ele vai fazer com que os partidos da base possam facilitar e flexibilizar esse entendimento”, afirmou.

Ele destacou que a aliança formada atualmente não deve ser mantida apenas na disputa majoritária. “A gente acredita que ao mesmo tempo que os partidos aliados são importantes para compor a chapa majoritária, que o partido do governador vai facilitar e cumprir com esse entendimento na chapa proporcional. O governador tem a habilidade suficiente para fazer com que haja esse entendimento. No momento não temos uma conversa com nenhum outro partido, apenas com o Wellington”, destacou.

Coligação proporcional

No caso dos deputados, o sistema é proporcional e os escolhidos são definidos após alguns cálculos. Na hora da totalização dos votos, a Justiça Eleitoral exclui os votos brancos e nulos para fazer a divisão das vagas, calculando o chamado o quociente eleitoral.

É o número de votos que cada partido ou coligação precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo. São considerados eleitos os primeiros candidatos de cada partido ou coligação, por causa disso nem sempre os candidatos que recebem mais votos acabam eleitos. Se o candidato estiver em uma chapa com muitos candidatos bem votados é possível que ele não consiga se eleger mesmo tendo mais votos do que adversários de outros partidos ou coligações que conquistam vagas devido à configuração interna de suas chapas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.