Fechar
GP1

Eleições 2020

TSE exclui identificação biométrica nas eleições deste ano

O TSE segue a recomendação de médicos infectologistas que prestaram consultoria sanitária para as eleições.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu que vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação nas eleições deste ano. O TSE segue a recomendação de médicos infectologistas que prestaram consultoria sanitária para as eleições.

Barroso se reuniu na terça-feira (14) com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein e com a médica Marília Santini, da Fundação Fiocruz.

  • Foto: Wagner Pires/Futura Press/Estadão ConteúdoTribunal Superior EleitoralTribunal Superior Eleitoral

Conforme o parecer dos técnicos, a biometria poderia aumentar a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus (covid-19), já que não haveria a possibilidade de realizar a sanitização do leitor da urna eletrônica com frequência.

Outro ponto destacado pelos profissionais foi a possibilidade de aglomerações, tendo em vista que muitas pessoas possuem dificuldade na leitura das digitais, aumentando a chance de formar filas e aglomerações.

A cartilha de recomendação sanitária vai abranger cuidados com eleitores, mesários, servidores e colaboradores no TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), fiscais de partidos, policiais miliares e agentes de segurança, sanitização dos locais de votação, populações indígenas e população carcerária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.