Fechar
GP1

Eleições 2022

Franzé Silva revela estratégia que daria vaga de Senado ao PSD

A possibilidade poderia surgir com a desistência de Wellington Dias para coordenar a campanha de Lula.

Já é dada como consolidada para a maioria dos líderes da base do Governo Wellington Dias (PT-PI), a chapa governista composta por PT e MDB nas vagas de candidatos a governador e vice, respectivamente. Contudo, a dúvida ainda paira sobre o nome que vai ocupar a vaga de senador, embora, o governador seja o mais cotado para o cargo.

A dúvida se apresenta diante da possiblidade de Wellington vir a abrir mão do Senado para acomodar o PSD, caso seja convocado pelo ex-presidente Lula para coordenar sua campanha no ano que vem. Esta estratégia foi reforçada ao GP1 pelo deputado estadual Franzé Silva, nesta terça-feira (20).

De acordo com Franzé, o interesse de Lula em contar com a coordenação do governador poderia levar o chefe do executivo piauiense a abrir mão de concorrer em 2022, frente a expectativa de vir a assumir um ministério, em caso de vitória do ex-presidente.

Foto: Lucas Dias/GP1Franzé Silva
Franzé Silva

“A chapa PT e MDB já está consolidada, agora teremos que ver as outras vagas dentro da chapa majoritária, mas eu sempre digo que o candidato a senador sendo do PT com a vaga destinada ao governador Wellington Dias é uma possibilidade", afirmou.

“Mas nós temos tido sinalizações de Lula em querer que Wellington seja o coordenador de sua campanha. Se isso vier a acontecer muda completamente a composição com a saída do governador Wellington Dias e acomodação de outra força política que pode ser o PSD”, ressaltou Franzé.

Embora tenha explanado que gostaria de ter o governador como candidato a senador, o deputado estadual ressaltou ainda forte amizade entre Wellington e Lula. “Eu prefiro que ele [Wellington concorra ao Senado], mas conheço o compromisso e amizade do governador com Lula e não sabemos se essa sinalização dada pelo Lula é uma coisa que vai se materializar ou não”, ponderou o petista.

Melhor cargo

Franzé Silva disse ainda que mesmo que Wellington Dias dispute o Senado, Lula deverá chamá-lo para um ministério, caso seja eleito, o que abriria espaço para o primeiro suplente, cotado também para o PSD.

“Hoje eu digo que o melhor cargo da chapa majoritária é o primeiro suplente do governador Wellington Dias, porque o Lula sendo eleito eu não imagino que ele deixe Wellington fora de um ministério e o primeiro suplente vai ter ainda 3 anos e 4 meses como senador”, analisou o petista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.