Fechar
GP1

Eleições 2022

SDD pode eleger deputado federal com 50 mil votos, diz Evaldo Gomes

A afirmação foi feita por Evaldo ao comentar a aprovação da PEC que rejeita a volta das coligações.

O presidente do Solidariedade no Piauí, deputado estadual Evaldo Gomes, afirmou nessa sexta-feira (24) que a sigla conseguirá eleger um deputado federal nas eleições de 2022 com cerca de 50 mil votos. A afirmação foi feita ao comentar a aprovação da PEC que rejeita a volta das coligações.

“Não acreditávamos no retorno das coligações. O partido se preparou, vem se organizando desde o ano passado, após a eleição municipal. Estamos com o time pronto para enfrentar as urnas. Vamos dizer que se as eleições fossem hoje, a gente teria a probabilidade de eleger dois deputados estaduais e eleger um deputado federal”, afirmou Evaldo Gomes.

Foto: Alef Leão/GP1Evaldo Gomes
Evaldo Gomes

Evaldo está contando com as novas regras da divisão das sobras eleitorais, que são vagas não preenchidas após a aplicação do quociente eleitoral (divisão total de votos válidos pelo número de cadeiras). Com a alteração, o deputado avalia que o Solidariedade vai conseguir eleger um parlamentar com menos votos que outras legendas.

“O importante que se diga que um deputado federal daqui do Piauí, o partido vai eleger com uma sobra de 155 mil votos. E melhor, dentro do Solidariedade o deputado vai se eleger com 50 mil votos. O interessante é que dentro de outros partidos, alguém pode ter 80 mil votos e ficar de fora, na suplência. Aqui no Solidariedade vamos eleger, os cálculos que estamos discutindo internamente, com 50 mil votos”, finalizou Evaldo Gomes.

Conforme o projeto aprovado, só poderão concorrer aos lugares remanescentes os partidos que tiverem pelo menos 80% do quociente eleitoral. Concorrem às vagas os candidatos que receberam no mínimo 20% do quociente eleitoral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.