Fechar
GP1

Eleições 2022

Piauí teve 51 urnas substituídas durante votação, diz TRE

Além da substituição das urnas em 28 municípios, foi registrado também a falta de energia.

O Piauí teve 51 urnas substituídas, neste domingo (02), durante a votação das eleições 2022, em 28 municípios. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Durante coletiva de imprensa, o juiz Antônio Soares dos Santos, da 98ª Zona Eleitoral do Piauí e diretor do Fórum Eleitoral de Teresina, informou que o eleitor teve uma dificuldade na votação por conta da quantidade de cargos, que são cinco, presidente, senador, governador, deputado federal e estadual.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Juiz Antônio Soares dos Santos
Juiz Antônio Soares dos Santos

“Mesmo levando a cola, o eleitor ainda teve dificuldade de digitar os números e a urna que nós estamos usando só libera o voto seguinte quando ele confirma o voto anterior e só confirma o voto em que ele está prestando após o visor apresentar a foto do candidato que ele escolheu”, explicou o juiz Antônio Soares.

Ainda de acordo com o diretor, a falta de energia foi um dos problemas registrados durante a votação. “O funcionamento das urnas foi salutar, naturalmente, que houve algum contratempo, mas sem maiores consequências, como queda de energia, falta de energia que algumas vezes foi necessário parar e reiniciar, mas de modo geral não houve nenhuma manifestação de situações que viessem a causar preocupação ao processo”, declarou Antônio Soares.

No total, 51 urnas foram substituídas em todo o Piauí. “Ilha Grande, Parnaíba, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Piracuruca, José de Freitas, São Pedro do Piauí, Canto do Buriti, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Fronteiras, Morro do Chapéu do Piauí, Esperantina, Angical do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Porto, Teresina, Eliseu Martins, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Pimenteiras, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior, Nazária e São Braz do Piauí. Esses foram os municípios onde houve a necessidade de substituição de urna”, elencou o juiz Antônio Soares.

“Ainda de acordo com o Comitê de Segurança das Eleições ocorreu uma apreensão em decorrência da distribuição do santinho em São Miguel do Fidalgo, em Oeiras teve também uma ocorrência relacionada a porte de aparelho celular, e em Fronteiras houve a ocorrência em Alegrete do Piauí por suspeita de compra de voto”, concluiu o juiz Antônio Soares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.