Fechar
GP1

Eleições 2022

Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí no primeiro turno

Rafael Fonteles aguardou a apuração dos votos em casa com a família e depois seguiu para o comitê.

Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PT, Rafael Fonteles, foi eleito governador do Piauí com 57,17% dos votos contra 41,62% do candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil).

Rafael Fonteles liderou a votação durante toda a apuração. O petista recebeu 1.115.139 milhão de votos e Sílvio foi o escolhido por 811.806 eleitores.

Foto: Alef Leão/GP1Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

Rafael Fonteles aguardou a apuração dos votos em casa com a família e depois seguiu para o comitê 2 que fica localizado na Rua Antônio Ribeiro Gonçalves, por trás do Teresina Shopping.

O candidato do PT votou no Colégio Madre Savina ao lado da esposa e dos filhos.

Trajetória de Rafael Fonteles

Rafael Fonteles, tem 37 anos e é formado em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e obteve o título de mestre em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em ambas as qualificações, Rafael se formou antes do tempo previsto, por bom desempenho em notas.

Atualmente, Rafael é casado com Isabel e tem três filhos: Teresa, Thomaz e Elisa. Aos 14 anos já dava aulas de graça para os amigos. Aos 17, foi contratado como professor pelo Instituto Dom Barreto. Conquistou medalhas para o Brasil e o Piauí em olimpíadas internacionais de Química, Física e Matemática e aos 18, abriu seu próprio cursinho pré-vestibular.

Aos 29 anos, Rafael foi convidado para ser secretário de Fazenda, em 2015, pelo então governador Wellington Dias (PT). Em 2019, foi eleito pelos demais secretários de Fazenda dos outros estados como presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Em 2021, foi reeleito para o mandato.

Em 2021, quando ainda era secretário de Fazenda, assumiu o Pacto pela Retomada Organizada – PRO Piauí, que foi um programa de investimentos do Governo do Estado. Após isso, em março de 2022, se licenciou dos cargos que ocupava para ser oficializado candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores.

A trajetória política de Fonteles iniciou já dentro de casa, pois é filho do ex-deputado Nazareno Fonteles (PT) e filiou-se ao PT aos 16 anos e assim, começou a acompanhar os passos do seu pai.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.