Fechar
GP1

Eleições 2022

TSE ordena que Telegram apague grupo com 180 mil participantes

Conhecido como “Nova Direita 70 Milhões”, o grupo estaria promovendo discurso de ódio e violência.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ordenou nesta sexta-feira (28), a retirada do ar de um grupo de Telegram com mais de 180 mil participantes que apoia o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com O Antagonista, a atuação do grupo foi revelada em matérias dos sites UOL e A Pública.

Conhecido como “Nova Direita 70 Milhões”, o grupo estaria promovendo discurso de ódio e violência durante o período eleitoral. Em um dos áudios avaliados pelo tribunal, um dos líderes do grupo, o empresário Jackson Vilar, disse o seguinte: “Eu estou cansado de ver frouxo. Tem que quebrar no pau, tem que acabar, pegar uma urna dessa e quebrar ela todinha no pau”.

Em outro trecho, Vilar – que se notabilizou como organizador de motociatas de Bolsonaro em São Paulo – declarou: “A vontade que eu tenho é de meter bala na cabeça do Xandão, só não tive oportunidade ainda”. Após a publicação da matéria, membros do grupo passaram a ameaçar o jornalista do A Pública, autor da matéria.

O ministro resume que a atuação do grupo “vem a público em conjunto com uma série de falas odiosas e com expressa apologia à prática de atos criminosos e violentos, como agressões físicas a opositores, em detrimento da liberdade de voto, assim como o atentado a vida de uma autoridade do Poder Judiciário Eleitoral”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.