Fechar
GP1

Eleições 2022

Vereador Enzo Samuel acha inviável federação entre PDT e Podemos

“Acredito que isso não deva acontecer [federação], pela questão ideológica do PDT", disse o vereador.

O vereador de Teresina Enzo Samuel desacredita da possibilidade de federação entre o PDT e o Podemos nestas eleições, como chegou a ser cogitado nacionalmente. Na avaliação do parlamentar municipal, a questão ideológica se apresenta como principal entreve para um eventual alinhamento entre as duas forças partidárias.

Ao GP1 neste domingo (13), Enzo repetiu que independente de qualquer discussão, o PDT não pode esquecer que o principal projeto da legenda é trabalhar para viabilizar a pré-candidatura de Ciro Gomes para a presidência da República.

Foto: Lucas Dias/GP1Enzo Samuel
Enzo Samuel

“Acredito que isso não deva acontecer [federação], exatamente pela questão ideológica do PDT, que tem toda uma história, uma representação para o povo brasileiro. O PDT deve estar em um palanque mais para esse campo democrático. Não acredito no PDT estando no palanque de pessoas que apoiem o pré-candidato Sérgio Moro, não consigo enxergar isso. O foco é o compromisso com Ciro Gomes que já empatou com Sérgio Moro [nas pesquisas]”, declarou Samuel.

O vereador de Teresina avaliou o cenário também no Piauí e observou que o pleito presidencial promete se manter na polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

“No Piauí acredito que polariza em dois lados. De um será o grupo mais ligado ao Bolsonaro e o outro mais inclinado a esse campo democrático [de Lula]. Acredito que por questões ideológicas, o PDT possa tomar decisão nesse sentido. As decisões da nacional são importantes, mas têm que levar em conta as conjunturas locais de cada Estado, escutando principalmente seus militantes”, finalizou Enzo.

Possíveis federados

Nacionalmente, as discussões sobre a federação envolviam além do PDT e do Podemos, o Cidadania e o PSDB. No entanto, as últimas informações apontam para um enfraquecimento das tratativas, sobretudo, pela inviabilidade do projeto na maioria dos estados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.