Fechar
GP1

Eleições 2022

Diego Melo diz que pesquisa eleitoral atrapalha as eleições

Na pesquisa, Diego apareceu em terceiro lugar na preferência do eleitorado piauiense com 3,28%.

O pré-candidato a governador do Piauí pelo PL, Coronel Diego Melo, conversou com nossa reportagem nesta segunda-feira (26) sobre o resultado da pesquisa do Instituto GP1 onde ele apareceu em terceiro lugar na preferência do eleitorado piauiense com 3,28%. Apesar do bom posicionamento, o coronel criticou a realização de pesquisas, pois na leitura do pré-candidato, isso prejudica o debate sobre as propostas para o Estado.

“Elas [pesquisas] têm nos colocado sempre em terceiro colocado, mas eu lamento muito que isso tenha sido a pauta principal nesse processo eleitoral. Isso atrapalha a eleição, o Piauí e os interesses da população. Quero trabalhar o diagnóstico, apontar os problemas e as soluções. As propostas de cada um que quer ser governador do Piauí”, declarou o líder do PL.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Major Diego
Major Diego

Ainda na avaliação do Coronel Diego Melo, em outubro deste ano, na abertura das urnas, a população piauiense vai saber o resultado real de todo o processo eleitoral.

“No dia da eleição nós vamos ter o resultado, o importante agora para a população é conhecer os pré-candidatos, sua história, saber quais são os compromissos, suas propostas e o que eles realmente se comprometem a fazer de bem para o Piauí. Vamos em frente, isso faz parte, espero que a gente possa sair desse debate de números que não leva a nada, apenas enganar a população”, pontuou Diego.

Resultados da pesquisa

O Instituto GP1 de Pesquisa divulgou, nesta segunda-feira (27), pesquisa de intenção de voto para governador do Piauí. O ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) lidera na preferência do eleitorado na pesquisa estimulada e na espontânea.

Atualmente, 10 nomes estão colocados como pré-candidatos: Alessander Mendes (Podemos), Geraldo Carvalho (PSTU), Gessy Fonseca (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Major Diego Melo (PL), Rafael Fonteles (PT), Ravenna Castro (PMN), Sílvio Mendes (União Brasil) e Wallace Miranda (NOVO).

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores entrevistados, Sílvio Mendes tem ampla vantagem, com 32,56% das intenções de voto, seguido por Rafael Fonteles, com 23,68%.

Em terceiro lugar aparece Major Diego Melo, com 3,28%, depois vem Gessy Fonseca (2,08%), Gustavo Henrique (1,60%), Geraldo Carvalho (1,12%), Wallace Miranda (0,80%), Alessander Mendes (0,80%), Ravenna Castro (0,72%) e Madalena Nunes (0,56%).

Os entrevistados que disseram que não sabiam ou que preferiram não responder somam 15,20%, e os que disseram que não escolheriam nenhum dos candidatos ou votariam nulo ou branco foram 17,60%.

Votos válidos na pesquisa estimulada

Neste cenário não são levados em consideração os votos brancos, nulos e os entrevistados indecisos. Aqui, Sílvio Mendes continua na frente, com 48,45% das intenções de voto. Rafael Fonteles vem na sequência, com 35,24%.

Major Diego Melo vem em terceiro, com 4,88%, seguido por Gessy Fonseca (3,10%), Gustavo Henrique (2,38%), Geraldo Carvalho (1,67%), Wallace Miranda (1,19%), Alessander Mendes (1,19 %), Ravenna Castro (1,07%) e Madalena Nunes (0,83%).

Pesquisa espontânea

Diferente da pesquisa estimulada, nessa modalidade não são apresentadas opções aos entrevistados, por isso, na lista aparecem muitos nomes que não são pré-candidatos ao Governo, mas que foram mencionados pelos entrevistados.

Sílvio Mendes foi o pré-candidato mais lembrado pelos eleitores ouvidos na pesquisa, aparecendo com 14,88% das intenções de voto. Rafael Fonteles foi o segundo mais citado, com 9,52%. Mesmo não podendo mais concorrer ao cargo, o ex-governador Wellington Dias aparece em terceiro lugar, com 4,40%. Depois dele, vem o ex-presidente Lula, com 1,92%.

Na sequência, 1,28% dos entrevistados disseram que votariam no “Candidato do PT”. Esse mesmo percentual mencionou Major Digo Melo. Com 0,32% vem Bolsonaro, depois vem Alessander Mendes e “Candidato do Wellington Dias”, com 0,24% cada. Em seguida aparecem Ciro Gomes, Dr. Pessoa, Gessy Fonseca e “Candidato do partido de Wellington Dias”, com 0,16% cada.

Carlos Alberto, Madalena Nunes, Ciro, Wallace Miranda, Iracema Portella, Deolino, Cirio, Dr. Elias, Candidato do Prefeito, Gustavo Henrique, Candidato do partido do Bolsonaro, Médico, Firmino Filho (já falecido), Nazareno Fonteles, Ravenna Castro, Ciro Nogueira, Gilcar, Regina Sousa e Marquinho foram citados, cada um, por 0,22% dos entrevistados.

Os eleitores ouvidos na pesquisa que disseram que não sabiam ou que preferiram não responder foram 58,48%. Os que disseram que não escolheriam nenhum candidato ou votariam nulo ou branco somam 5,28%.

Votos válidos na espontânea

Quando não são levados em conta os votos brancos, nulos e os entrevistados indecisos, Sílvio Mendes segue liderando, com 41,06% das intenções de voto. Rafael Fonteles aparece em segundo lugar, com 26,27%. Wellington Dias vem em terceiro, com 12,14%, seguido por Lula (5,30%), Candidato do PT (3,53%) e Major Diego Melo (3,53%). Bolsonaro aparece com 0,88%.

Alessander Mendes e Candidato do Wellington Dias aparecem cada um com 0,66%. Na sequência vem Ciro Gomes, Dr. Pessoa, Gessy Fonseca e Candidato do partido de Wellington Dias, com 0,44% cada.

Carlos Alberto, Madalena Nunes, Ciro, Wallace Miranda, Iracema Portella, Deolino, Cirio, Dr. Elias, Candidato do Prefeito, Gustavo Henrique, Candidato do partido do Bolsonaro, Médico, Firmino Filho (já falecido), Nazareno Fonteles, Ravenna Castro, Ciro Nogueira, Gilcar, Regina Sousa e Marquinho aparecem, cada um, com 0,08% das intenções de voto.

Ficha técnica

A pesquisa, contratada pela empresa JS Portais, Comunicação e Publicidade, foi realizada entre os dias 20 e 24 de junho, sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Araújo, e registrada junto ao TRE-PI com o protocolo PI-01849/2022. Foram ouvidos 1.250 eleitores com idade a partir de 16 anos, observando os critérios de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. As entrevistas se deram de forma presencial nas residências dos eleitores, nas zonas urbana e rural de 56 municípios, e contemplou todas as regiões do Piauí.

A margem de erro da pesquisa é de 2,77% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.