Fechar
GP1

Eleições 2022

"Recebo com muita gratidão", diz Wellington sobre pesquisa do Instituto GP1

O pré-candidato do PP, Joel Rodrigues, ficou em segundo lugar, seguido do empresário Fábio Sérvio.

O ex-governador Wellington Dias (PT-PI) se manifestou sobre o resultado da pesquisa do Instituto GP1 para o Senado Federal, divulgada na noite dessa segunda-feira (27). Isolado na liderança com mais de 45%, o petista disse que só poderia externar sua gratidão pela lembrança e assegurou que a responsabilidade aumenta com todos os piauienses.

O pré-candidato a senador voltou a dizer que embora a diferença para o segundo colocado, Joel Rodrigues (Progressistas), que obteve 13,04% dos votos, a orientação é esquecer o clima de já ganhou.

“Recebo o resultado com muita gratidão pela confiança das pessoas, e também, além de gratidão, um sentimento de muita responsabilidade. Estamos cheios de energia para trabalhar mais ainda, nada de já ganhou”, declarou Wellington à nossa reportagem.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Resultados da pesquisa

O GP1 divulgou, na noite dessa segunda-feira (27), pesquisa de intenção de votos para senador do Piauí realizada pelo Instituto GP1 de Pesquisa. O ex-governador Wellington Dias (PT) lidera nas duas modalidades (estimulada e espontânea), com ampla vantagem sobre o segundo colocado Joel Rodrigues (Progressistas).

A pesquisa levou em consideração os cinco nomes colocados como pré-candidatos: Ajosé Fontinelle (PMN), Fábio Sérvio (Podemos), Joel Rodrigues (Progressistas), Nel Lopes (PTB) e Wellington Dias (PT).

Pesquisa estimulada

Nessa modalidade, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Wellington Dias foi o mais lembrado, com 45,52%, depois vem Joel Rodrigues, com 13,04%. O empresário Fábio Sérvio aparece em terceiro, com 6,80%. Ajosé Fontinelle foi o quarto mais citado 2,72%, seguido por Nel Lopes 2,48%.

Os entrevistados que disseram que não sabiam ou preferiram não responder foram 10,80%. Já aqueles que disseram que não escolheriam nenhum dos pré-candidatos ou votariam nulo ou branco foram 18,64%.

Se a eleição para Senador pelo Piauí fosse hoje, em quem você votaria? (Estimulada)

Votos válidos estimulada

Quando não são considerados os votos brancos, nulos e os entrevistados indecisos, Wellington Dias segue liderando, com 64,51%. Joel Rodrigues fica em segundo lugar, com 18,48%, seguido por Fábio Sérvio 9,64%, Ajosé Fontinelle 3,85% e Nel Lopes 3,51%.

Pesquisa espontânea

Nessa modalidade aparecem muitos nomes que não são pré-candidatos, isso porque na pesquisa espontânea as opções não são apresentadas aos entrevistados. Wellington Dias mantém a liderança nesse cenário, com 17,04%, seguido por Joel Rodrigues, que aparece com 5,76%. Em terceiro lugar vem Fábio Sérvio, com 0,96%. Na sequência, empatados, aparecem Nel Lopes e Ajosé Fontinelle, cada um com 0,48%. Marcelo Castro vem logo depois, com 0,32%.

O ex-presidente Lula foi citado por 0,24% dos entrevistados. Depois, foram citados Marcelo, Elmano Férrer, Ciro Gomes e Ciro Nogueira, cada um com 0,16%.

Murilo, Crio, Fábio Abreu, Candidato do PT, Candidato do Partido do Bolsonaro, Neto, Dr. Francisco, Ana Paula, Janaína, Wilson Martins, Flavinha Júnior e Frank foram mencionados, cada um, por 0,08% dos eleitores ouvidos na pesquisa.

Não souberam ou não quiseram responder somam 68,64%. Os que disseram que não escolheriam nenhum pré-candidato ou votariam nulo/branco foram 4,48%.

Votos válidos espontânea

Quando não são levados em conta os votos brancos, nulos e os indecisos, Wellington Dias figura na preferência de 63,39% dos entrevistados. Na sequência vem Joel Rodrigues, com 21,43%, seguido por Fábio Sérvio 3,57%.

Nel Lopes e Ajosé Fontinelle somam 1,79%. Depois, vem Marcelo Castro, com 1,19%. Lula aparece com 0,89%. Marcelo, Elmano Férrer, Ciro Gomes e Ciro Nogueira foram citados por 0,60%.

Murilo, Crio, Fábio Abreu, Candidato do PT, Candidato do Partido do Bolsonaro, Neto, Dr. Francisco, Ana Paula, Janaína, Wilson Martins, Flavinha Júnior e Frank aparecem, cada um, com 0,30%.

Ficha técnica

A pesquisa, contratada pela empresa JS Portais, Comunicação e Publicidade, foi realizada sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Araújo, e registrada junto ao TRE-PI com o protocolo PI-01849/2022. Entre os dias 20 e 24 de junho, foram ouvidos 1.250 eleitores com idade a partir de 16 anos, observando os critérios de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. As entrevistas se deram de forma presencial nas residências dos eleitores, nas zonas urbana e rural de 56 municípios, sendo contempladas todas as regiões do Piauí.

A margem de erro da pesquisa é de 2,77% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando em consideração a margem de erro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.