Fechar
GP1

Eleições 2022

Piauí pede reforço das Forças Armadas para as eleições deste ano

Segundo O Globo, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pediu o apoio para 85 municípios.

O Piauí e outros 9 estados solicitaram o apoio das Forças Armadas para garantir a segurança da votação e da apuração do primeiro turno das eleições deste ano, que acontecem no dia 2 de outubro. As informações são do O Globo.

De acordo com o levantamento do jornal, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pediu o apoio para 85 municípios piauienses. No total, 26 zonas eleitorais do estado fizeram solicitação.

Os outros estados foram: Maranhão, que foi o estado que solicitou tropas para mais cidades (97), seguido por Rio de Janeiro (92), Pará (78), Mato Grosso (29), Acre (22), Mato Grosso do Sul (11), Amazonas (10), Ceará (10) e Tocantins (5).

As principais motivações dos pedidos são a defasagem do efetivo policial, a violência urbana, a ausência do Estado em áreas indígenas e quilombolas e a interferência das facções criminosas.

Avaliação

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as demandas são analisadas e, se aprovadas, encaminhadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas. Os requerimentos também podem ser concedidos, em caráter de urgência, "pelo presidente da Corte em decisão que deve ser levada posteriormente à apreciação do Plenário do Tribunal".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.