Fechar
GP1

Eleições 2022

TSE irá disponibilizar fones de ouvido para eleitores deficientes visuais

A medida vai beneficiar a função de áudio nas urnas e ajudar cerca de 185 mil deficientes visuais.

A Justiça Eleitoral irá disponibilizar fones de ouvido para atender aos eleitores deficientes visuais nas eleições deste ano. A medida vai beneficiar a função de áudio nas urnas e ajudar cerca de 185 mil que declaram ter deficiência visual.

A função faz com que os eleitores cegos ou com baixa visão possam escutar a indicação do número escolhido, o retorno do candidato e instrução sobre as teclas “confirma”, “corrige” e “branco”. Automaticamente, os eleitores que possuem o registro de deficiente visual no cadastro eleitoral vão ter a função habilitada.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta promove inclusão e facilita a votação desse eleitorado. No ano de 2022, mais de 1,2 milhão de eleitores declaram ter algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção, destacando assim, a necessidade de atenção do TSE a esse público. Visto que, trata-se de um crescimento de 35% em relação a 2018 (940 mil).

Na urna, já possui a função do sistema Braille e a identificação da tecla “5” no equipamento, que torna acessível o processo eleitoral para cegos e aqueles que têm pouca visão. A Corte Eleitoral ainda incrementou aparelhos com tradução na língua brasileira de sinais e permitiu a mudança de seções para locais com acessibilidade.

No simulador do TSE é possível treinar a votação para todos os 5 cargos que estão na disputa neste ano, como também, oferece a opção de aumentar ou diminuir o volume.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.