Fechar
GP1

Eleições 2026

MDB não pretende romper com o governador Rafael Fonteles

Apesar de manter o alinhamento com o Palácio de Karnak, o MDB se sente desprestigiado pelos aliados.

A insatisfação do MDB com o governador Rafael Fonteles (PT) por conta da perda de espaço do vice-governador Themístocles Filho já é pública, mas não há sinal de rompimento, como chegou a ser especulado nos bastidores. O partido, mesmo incomodado, não pretende repetir o movimento do Progressistas em 2020, quando o grupo do senador Ciro Nogueira deixou a base governista no Piauí.

Apesar de manter o alinhamento com o Palácio de Karnak, o MDB se sente desprestigiado pelos aliados, principalmente diante de episódios em que a legenda demonstrou mais convergência com as pautas de Rafael Fonteles do que o próprio Partido dos Trabalhadores.

Foto: Lucas Dias/GP1Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

A disputa não gira apenas em torno da vaga de vice na chapa majoritária de 2026, mas também da busca por uma readequação no espaço político dentro da gestão estadual.

Mesmo que o MDB abra mão, oficialmente, de indicar o vice na chapa de Rafael Fonteles, o partido considera inegociável garantir uma posição de destaque para Themístocles Filho. Embora não tenha expectativa de manter o atual status de vice-governador, o MDB quer assegurar um espaço relevante, que acomode o ex-presidente da Assembleia Legislativa com prestígio dentro do governo.

O panorama também está diretamente ligado ao resultado das urnas em 2026, quando MDB e PT travarão uma disputa interna para ver qual partido conquistará a maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí.

O partido já declarou que pretende ocupar cargos estratégicos e ampliar sua influência na base aliada de Rafael Fonteles, como antecipou o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), em junho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.