Fechar
GP1

Entretenimento

Cena de novela da TV Globo causa polêmica com seguidores da Umbanda

A personagem Laureta apareceu em uma cena fazendo um ritual pedindo ajuda aos orixás para continuar com suas maldades.

A novela Segundo Sol, da Globo, causou polêmica ao exibir nessa segunda-feira (10) uma cena onde a personagem Laureta, de Adriana Esteves, apareceu fazendo um ritual pedindo ajuda aos orixás para continuar com suas maldades. Tal cena fez com que os líderes e seguidores da Umbanda se sentissem ofendidos.

  • Foto: Reprodução/ InstagramAdriana Esteves interpreta Laureta em Segundo SolAdriana Esteves interpreta Laureta em Segundo Sol

Segundo o cientista da religião, Alexandre Cumino, a cena mostrou uma falta de entendimento do autor Emanuel Carneiro sobre o que é a Umbanda. “Já existe um preconceito, uma intolerância contra quem faz parte da religião, do Candomblé, quem vai ao terreiro. O que prevalece é a ignorância. As pessoas com quem conversei se sentiram agredidas, estão muito indignadas”, disse o cientista.

O cientista ainda relatou que na religião não é possível usar elementos do Candomblé para o mal. “Nenhuma religião faz o mal, todas partem do preceito de que você nunca faz para o outro aquilo que não quer que seja feito para você”, explicou.

A Globo alegou que a cena não fez referência à religião. “Laureta pede proteção aos astros, espíritos, orixás… A todo o Além, sem se referir a nenhuma religião especificamente. Além de ressaltar, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção, vale ainda destacar que Laureta é uma vilã, dona, portanto, de várias atitudes reprováveis que só fazem sentido no contexto da dramaturgia”, explicou a emissora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.