Fechar
GP1

Entretenimento

Hamilton responde Nelson Piquet após ser chamado de "neguinho"

Lewis respondeu em português: "essas mentalidades arcaicas [...] não têm lugar no nosso esporte".

O uso de um termo racista por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton gerou enorme repercussão e, nesta terça-feira (28), o piloto inglês se pronunciou e repudiou a fala do brasileiro. Hamilton publicou uma mensagem em portugês nas redes sociais. A Mercedes, a Fórmula 1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) também emitiram comunicados condenando o ocorrido.

"É mais do que a linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo durante toda minha vida. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", escreveu o britânico, que depois postou um tuíte em português. "Vamos focar em mudar a mentalidade", decretou Hamilton.

O perfil oficial da Fórmula 1 também condenou as falas de Piquet. Em comunicado, a entidade afirmou que "linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade". Na sequência, enalteceu o multicampeão: "Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1", diz a nota.

A Mercedes, atual equipe de Lewis Hamilton, também saiu em defesa do piloto. "Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor", consta no manifesto.

Por sua vez, a Federação Internacional do Automóvel se posicionou sobre o episódio. "A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton, e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor", declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.