Fechar
GP1

Entretenimento

Confira a programação da 17ª Semana do Orgulho de Ser em Teresina

O evento acontece entre os dias 28 de agosto e encerra no dia 03 de setembro com a Parada da Diversidade.

O Grupo Matizes lançou a programação da 17ª Semana do Orgulho de Ser, que neste ano tem como temática “Fé na vida, fé no que virá”. As atividades serão realizadas em universidades, órgãos públicos, parques, teatros e outros logradouros. O evento acontece entre os dias 28 de agosto e 03 de setembro.

De acordo com a coordenadora do Grupo Matizes, Maria José, na programação constam palestras, rodas de conversas, exibição de filmes, lançamentos de livros e ainda uma prestação de serviços para a população LGBTQIA+ de Teresina.

Foto: Hélio Alef/GP1Parada da diversidade
Parada da diversidade

“Através de parcerias com a Defensoria Pública e a Justiça Itinerante, teremos um mutirão de alteração de nome e gênero de pessoas trans, bem como um esforço concentrado para atendimento de LGBTQIA já assistidos pela Defensoria Pública ou que precisam demandar essa instituição”, pontuou Maria José.

A Semana do Orgulho receberá também palestrantes de outros Estados do País. O ex-deputado Jean Wyllys e a filósofa Marcia Tiburi participarão de um debate intitulado “O que não se pode dizer: não há democracia sem diversidade”.

Veja a programação completa:

28 de agosto

9h – Conferência Magna: Abordagens transfeministas no Direito por uma cidadania de todes – Profª Drª Letícia Nascimento (UFPI) – Auditório Esperança Garcia (Prédio da Defensoria Pública no Bairro Noivos).

9 às 12h – Atendimento a LGBTQIA+ já assisitidas pela Defensoria Pública em processos judiciais e administrativos – Núcleo Central do Prédio da Defensoria Pública no Bairro Noivos.

19h – Roda de diálogo: LGBTQIA de axé - Local: Tenda Espírita N. Sra. da Conceição (Bairro Monte Verde).

19h30min – Mesa-redonda on line – O processo de inscrição de Assistentes Sociais e os direitos profissionais de LGBTQIA+ – Facilitadores: Comissão de Inscrição e Comissão de Fiscalização Profissional do CRESS22.

29 de agosto

8h30min – Acolhimento e cuidado humanizado em saúde no Ambulatório Trans Makelly Castro (Ação de sensibilização com servidores do Ambulatório Trans) – Auditório do HEMOPI.

9h – Palestra: Referências técnicas para a atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+ – Rafa Moon Carvalho Pires da Silva (Conselheira do CRP21) – Auditório do Conselho Regional de Psicologia – CRP21.

9h às 11h e 19h às 20:30 – Workshop: Atendimento clínico à população LGBTQIAPN+ Mediadora: Rosangela Parga – Palestrantes: Ayan Trix Gomes (psicólogue e integrante do Coletivo 086) e Marvin Wallace (Consultor Educacional e integrante do Coletivo 086) – Faculdade Aespi/Unifapi/Iesti.

10h – Roda de Conversa on line: Estamos envelhecendo e as nossas sexualidades seguem potentes (Atividade do Programa Terceira Idade em Ação – PTIA) – Mediadores : Prof. Dr. Francisco Jr. (UFPI) e mestranda Josélia Brito.

16h – Roda de Conversa: Bissexualidade: vivências e apagamento – Facilitadores: Gabrielly Kayane e José Anderson – Auditório UFPI – Picos.

19h – Roda de diálogo: LGBTQIA de axé – Local: Ilê Asé Ibá Ogum (Bairro Mafrense).

19h30min – Mesa-redonda on line – A interseccionalidade das lutas antirracista, antilgbtfobia,anticapacitismo e os desafios para o Serviço Social – Facilitadores: Comissão Permanente de Ética e Comissão de Fiscalização Profissional do CRESS22.

30 de agosto

14h – Mesa: As cotas abrem portas – cotas trans nas universidades piauienses já! – Facilitadoras: Vitória Luna e Daniel Victor – Auditório do Palácio Pirajá/UESPI.

19h – Roda de diálogo: LGBTQIA de axé – Local: Tenda Espírita São Francisco (Bairro Monte Verde).

19h30min – Mesa-redonda on-line – Formação e trabalho profissional em Serviço Social antilgbtfobia – Facilitadores: CRESS22, ABEPSS, CFESS e CASS UFPI.

31 de agosto

9h – Roda de Conversa: Como contribuir com a luta pelos direitos da população LGBTQIA+? – Mediadoras: Caroline Leal, Tathiana Bernades e Nathalie Ciarlini (SMPM) – Florescer Norte.

16h – Roda de Conversa sobre acolhimento as negres lgbtqpn+ (UFPI) – Facilitadores: Ana Clara Porfiro, Ana Helena Monteiro e Carlos Eduardo Conceição – Auditório Profª Salomé Cabral (CCE/UFPI).

19h – Roda de diálogo: LGBTQIA de axé – Local: Ilê Wallê Asé Iberi Odô (Bairro Monte Verde).

1° de setembro

8 às 14h – Mutirão de alteração de prenome e gênero de pessoas trans – Entrega de documentos na Sala da Justiça Itinerante (Térreo do Fórum Criminal de Teresina) .

8h – Mesa Redonda: Famílias Homoafetivas e pessoas LGBTQIA+ no SUAS – Facilitador@s: Fernanda Soares (SASC), Jaelton Jackson (SASC), Jovina Sérvulo (SEMCASPI) e Dannylo Cavalcante (SEMCASPI) – Auditório do IFPI Centro.

15h – Roda de Acolhimento LGBT: Orgulho é Revolução – Facilitadores: Diego Sousa e Jadilene Moraes – Campus da UESPI de Campo Maior.

16h – Roda de conversa: Lesbianidade e Negritude – Memorial Esperança Garcia.

16h – Roda de Conversa sobre Assexualidade e Piquenique Não-Monogâmico – Facilitadories: Teresa Cristina e Ayan Trix Gomes – Parque da Cidadania.

19h – Roda de diálogo: LGBTQIA de axé – Local: Ilê Axé Obá Orun – Quilombo do Pai Zé Pretinho (Bairro Novo Horizonte).

02 de setembro

8 às 12h – Workshop: LGBTQIAP+ – Mercado de Trabalho e Construção do Currículo – IFPI campus Zona Sul.

9 às 17h – Ação Cultural e Mutirão de Grafite do Grande Vale do Gavião – Pátio do CMEI Tia Fanny.

03 de setembro

A 21ª edição da Parada da Diversidade encerra a programação, no dia 03 de setembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.