Fechar
GP1

Esportes

Fifa abre investigação contra Presidente da Federação Espanhola

A investigação se sucedeu após o dirigente ter beijado a jogadora Jenni Hermoso na final da Copa.

A entidade máxima do futebol, a FIFA, anunciou que abriu investigação contra o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, nesta quinta-feira (24). A investigação se sucedeu após o dirigente ter beijado a jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de entrega de medalhas da Copa do Mundo Feminina.

O Comitê Disciplinar da FIFA comunicou a Luis Rubiales que abriu o procedimento contra ele por conta do eventos ocorridos durante a final. Segundo a comissão da entidade, os eventos podem contribuir para a violação do artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa.

Foto: Reprodução/TwitterLuis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol
Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol

Na quarta-feira (23), Jenni Hermoso quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre o acontecimento. A jogadora se pronunciou através de comunicado do sindicado FUTPRO, na nota, Hermoso pediu que “medidas exemplares” sejam tomadas contra Luis Rubiales.

Confira a nota da FUTPRO

Em decorrência dos acontecimentos durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, envolvendo o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Manuel Rubiales Béjar, e nossa afiliada, Jennifer Hermoso, deseja declarar o seguinte: O meu sindicato FUTPRO, em coordenação com a minha agência TMJ, encarregam-se de defender os meus interesses e ser os interlocutores nesta matéria.

Da nossa associação, pedimos à RFEF que implemente os protocolos necessários, garanta os direitos das nossas jogadoras e adote medidas exemplares. É fundamental que a nossa equipe, atual campeã do mundo, seja sempre representada por figuras que projetem valores de igualdade e respeito em todas as áreas. É preciso continuar avançando na luta pela igualdade, luta que nossas jogadoras têm travado com determinação, levando-nos à posição em que nos encontramos hoje. Apelamos ainda ao Conselho Superior do Desporto para que, no âmbito das suas competências, apoie e promova ativamente a prevenção e intervenção face ao assédio ou abuso sexual, machismo e sexismo.

A FUTPRO repudia qualquer atitude ou conduta que viole os direitos dos jogadores de futebol e do sindicato que trabalhamos para que atos como os que vimos nunca fiquem impunes, sejam sancionados e sejam adotadas as medidas pertinentes para proteger os jogadores de futebol de ações que acreditamos são inaceitáveis.

Pedido de desculpas

Luis Rubiales se desculpou por ter beijado Jenni Hermoso na boca durante a entrega das medalhas de campeãs mundiais para as jogadoras da Espanha. Em vídeo divulgado pela entidade, Rubiales lamentou o ocorrido e ressaltou a boa relação com Hermoso. “Houve um fato que tenho de lamentar e é tudo o que se passou entre mim e uma jogadora (Hermoso), com uma relação magnifica entre nós dois, assim como as outras, e onde, certamente, me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé, em um momento de máxima efusividade. Aqui, na Espanha, vimos isso de forma natural, mas lá fora se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado”, declarou Rubiales.

Denúncia por violência sexual

Rubiales, foi denunciado por violência sexual após ter beijado Jenni Hermoso durante a cerimônia de entrega das medalhas às campeãs da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20). A denúncia foi feita pelo presidente do Centro Nacional de Treinadores de Futebol (CENAFE) nessa segunda-feira (21).

O presidente do CENAFE, Miguel Galán, formalizou a denúncia contra Rubiales ao Conselho Superior de Esportes (CSD), onde alegou que o presidente da federação infringiu a Lei 39/2022 do Esporte e o protocolo contra violência sexual da entidade. Além disso, Galán pediu que seja aberto um expediente a respeito do caso.

Foto: Reprodução/TwitterRubiales cumprimenta Hermoso com um beijo
Rubiales cumprimenta Hermoso com um beijo

“Na minha qualidade de treinador nacional nível 3, filiado à Federação Espanhola, denuncio Luis Rubiales pelo descumprimento da Lei 39/2022 do Esporte, em razão do ato sexista de beijar na boca Jenni Hermoso na entrega do troféu do Mundial Feminino 2023. Segundo a lei, trata-se de um ato sexista intolerável no esporte. Corresponde, portanto, ao Conselho Superior de Esportes levar a minha denúncia ao Tribunal Administrativo do Esporte para a abertura de um expediente que investigue o alcance do ato”, escreveu Miguel Gálan.

Anteriormente, o Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, Miquel Iceta, fez um pronunciamento a respeito da conduta de Luis Rubiales, em relação a Jenni Hermoso. Iceta criticou o gesto de Rubiales e pediu que o presidente pedisse desculpas pelo ocorrido.

“Isso me parece inaceitável, vivemos em um momento de igualdade, de direitos e de respeito com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidados em nossas atitudes e nossas ações. Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la”, declarou Iceta em entrevista à Rádio Nacional da Espanha.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.