O terceiro avião com brasileiros repatriados da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na manhã desta quinta-feira (10), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A aeronave KC-30 trouxe 218 passageiros, sendo 11 crianças de colo. Na aeronave também haviam cinco animais domésticos.
O avião decolou de Beirute, capital do Líbano, às 13h15 dessa quarta-feira (09), em seguida pousou em Lisboa, em Portugal, às 19h do mesmo dia. O KC-30 decolou ainda de Portugal às 22h57, chegando no Brasil às 08h20.
A viagem faz parte da operação Raízes de Cedro, que até o momento já retirou 674 pessoas e 11 animais domésticos. Os primeiros brasileiros repatriados chegaram no último domingo (06), no primeiro avião chegaram 229 pessoas, sendo 10 bebês de colos e três animais domésticos.
De acordo com o governo federal, serão priorizados o embarque de mulheres, idosos e crianças. Ao todo, mais 3.000 brasileiros preencheram os formulários para retornar ao Brasil.
Guerra no Líbano
O Líbano enfrenta intensos bombardeios aéreos de Israel, focados em alvos do grupo extremista Hezbollah. Civis também têm sido atingidos pelos ataques, resultando na morte de dois cidadãos brasileiros desde o aumento dos conflitos em 20 de setembro.
Na madrugada de sábado (5), a situação se agravou com uma nova operação terrestre de Israel, que gerou confrontos e novos bombardeios em Beirute.
Topázio Figueiredo
Ver todos os comentários | 0 |