O Senado dos Estados Unidos aprovou, nessa quarta-feira (29), uma resolução que revoga as tarifas aplicadas às exportações do Canadá durante o governo do presidente Donald Trump. A medida, aprovada por 50 votos a 46, é considerada simbólica, já que ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Representantes, onde enfrenta baixa probabilidade de avanço.
A proposta, apresentada por senadores do Partido Democrata, foi votada um dia após o Senado ter decidido, em movimento semelhante, pela revogação das tarifas impostas ao Brasil.
Quatro republicanos romperam com a orientação do partido e votaram a favor da medida: Susan Collins (Maine), Lisa Murkowski (Alasca), Mitch McConnell e Rand Paul (ambos de Kentucky).
As tensões entre Washington e Ottawa aumentaram desde agosto, quando Trump elevou as tarifas sobre produtos canadenses para 35%. Embora parte dos efeitos tenha sido atenuada pelo acordo trilateral T-MEC (entre Estados Unidos, México e Canadá), o clima se agravou no último fim de semana, após o ex-presidente anunciar mais um aumento de 10% nas tarifas e atacar publicamente o governo canadense.
A nova escalada ocorreu depois que a província de Ontário divulgou um vídeo de protesto contra as políticas alfandegárias americanas, usando citações do ex-presidente Ronald Reagan, o que irritou Trump.
Apesar das disputas recentes, Estados Unidos e Canadá mantêm uma relação comercial de grande porte, com destaque para as trocas de petróleo, gás natural, energia elétrica, veículos, aeronaves e equipamentos industriais.
Rodrigo Mendes
Ver todos os comentários | 0 |