O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (14) que ainda não recebeu uma resposta oficial dos Estados Unidos sobre as mais recentes propostas do plano de paz de 20 pontos, que prevê um cessar-fogo e impõe compromissos tanto à Ucrânia quanto à Rússia.
“Não, ainda não tive uma resposta oficial dos Estados Unidos. Recebi algumas sinalizações por meio da minha equipe de negociação, ouvi diferentes mensagens e estou pronto para o diálogo que começa agora”, declarou Zelensky durante uma conversa virtual com jornalistas, segundo a emissora pública ucraniana Suspline.
O presidente destacou que este domingo marca um momento importante nas relações entre os dois países. “Hoje temos um dia ucraniano-americano em Berlim”, afirmou, ao comentar as reuniões previstas na capital alemã entre a delegação ucraniana, liderada por Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, e os representantes norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner.
Antes de seguir para Berlim, Zelensky também confirmou encontros paralelos com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e, possivelmente, com outros líderes europeus ao longo do dia. Na avaliação do presidente ucraniano, a capital alemã — que sediará uma cúpula nesta segunda-feira — deve se consolidar como um espaço central para as negociações, ressaltando que qualquer cessar-fogo efetivo precisa resultar em mudanças concretas na situação de segurança no campo de batalha.
Rodrigo Mendes
Ver todos os comentários | 0 |