O ministro da Economia da Rússia, Maxim Reshetnikov, afirmou nessa quinta-feira (19), durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que o país atravessa um momento crítico e corre o risco de entrar em recessão. Segundo ele, as próximas decisões de política monetária serão determinantes para evitar uma retração do Produto Interno Bruto (PIB).
“Olhando para os indicadores e o sentimento do setor empresarial, me parece que já estamos à beira de uma recessão”, declarou Reshetnikov. Ele ressaltou, contudo, que a contração econômica ainda pode ser evitada, dependendo das medidas adotadas pelo governo de Vladimir Putin e pelo Banco Central da Rússia.
Para o ministro, uma das ações necessárias seria a redução da taxa básica de juros, que atualmente está em 20%. Ele argumenta que o custo elevado do crédito tem sido um obstáculo ao crescimento econômico.
Além de defender a manutenção da meta de inflação em 4%, o ministro Maxim Reshetnikov afirmou que a Rússia precisa “dar um pouco de amor à economia”, adotando medidas que estimulem a produção e o consumo no país.
Ver todos os comentários | 0 |