O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devem se reunir nesta segunda-feira (23) “para manter uma série de conversas”. Abbas confirmou o encontro ainda nesse domingo (22).
Ainda na noite deste domingo, o ministro, que é o principal diplomata do país, confirmou à TASS que já havia chegado a Moscou. O principal assunto que motivou o encontro seria o ataque dos Estados Unidos contra o Irã, na noite de sábado (21). O presidente russo havia sinalizado, anteriormente, interesse em mediar o conflito entre Israel e Irã.
“A Rússia é amiga do Irã e desfrutamos de uma parceria estratégica”, afirmou Araghchi, em entrevista coletiva realizada em Istambul, na Turquia.
A decisão de ir à Rússia para se reunir com Putin foi anunciada após o ataque e as ameaças dos Estados Unidos de intervir na situação no Oriente Médio.
“Nós sempre nos consultamos e coordenamos nossas posições. [...] Terei consultas sérias com o presidente russo amanhã [segunda-feira] e continuaremos a trabalhar juntos”, completou o ministro Abbas.
Ataque dos EUA
Na noite deste sábado (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país realizou ataques a três instalações nucleares do Irã, após dias de especulação internacional sobre uma possível ação militar americana.
“Concluímos nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de bombas foi lançada na instalação principal, Fordow. Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa”, escreveu o presidente na plataforma Truth Social.
Alice Gabrielly
Ver todos os comentários | 0 |