Fechar
GP1

Internacional

Atentado terrorista a igreja no Congo deixa 38 pessoas mortas

Autoridades locais atribuíram o ataque às Forças Aliadas Democráticas, grupo aliado ao Estado Islâmico.

Nesse domingo (27), uma igreja católica localizada em Komanda, no nordeste da República Democrática do Congo, foi alvo de um atentado violento. Segundo a agência Reuters, o ataque ocorreu durante uma celebração noturna e deixou pelo menos 38 mortos, quando fiéis foram surpreendidos por homens armados e com facões.

Autoridades municipais informaram que os autores do massacre pertencem às Forças Aliadas Democráticas (ADF), grupo rebelde que declarou lealdade ao Estado Islâmico. Os invasores atacaram principalmente cristãos reunidos na igreja.

Além das mortes, as forças de segurança locais relataram que 15 pessoas ficaram feridas e várias continuam desaparecidas. Lideranças da região disseram que pelo menos três corpos foram encontrados carbonizados após o ataque.

Christophe Munyanderu, ativista de direitos humanos, contou que moradores ouviram disparos durante a noite, mas inicialmente pensaram que se tratava de ladrões. “Os rebeldes atacaram principalmente cristãos que passavam a noite na igreja católica”, afirmou à Reuters. “Infelizmente, essas pessoas foram mortas com facões ou balas.”

A Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo repudiou o avanço da violência na província. O grupo ADF, originado em Uganda e ativo no Congo desde a década de 1990, foi classificado pelos EUA como organização terrorista em março de 2021. Embora mantenha vínculo declarado com o Estado Islâmico, a ONU afirma que há poucas provas de uma conexão direta com outras redes extremistas islâmicas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.