Fechar
GP1

Internacional

Ditadora interina da Venezuela liberta genro do opositor de Maduro

A soltura é mais uma das que marcam o processo de libertação de presos políticos.

Nesta quinta (22), Rafael Tudares Bracho, genro do opositor Edmundo González Urrutia, foi libertado pela ditadura venezuelana. Rafael estava preso desde janeiro de 2025 sob a acusação de terrorismo. A informação foi divulgada por sua mulher em uma publicação feita na plataforma X.

“Tenho o prazer de informar que, após 380 dias de detenção injusta e arbitrária e tendo sofrido, por mais de um ano, uma situação desumana de desaparecimento forçado, meu marido, Rafael Tudares Bracho, retornou para casa nesta manhã”, relatou Mariana.

A soltura é mais uma das que marcam o processo de libertação de presos políticos anunciados pela ditadora interina Delcy Rodríguez, sob pressão dos Estados Unidos. Tundares foi preso enquanto levava filhos à escola.

À época, agentes encapuzados o abordaram e o levaram sem apresentar mandado. No mesmo período, o regime o acusou de terrorismo, conspiração, associação para delinquir e lavagem de dinheiro.

A detenção ocorreu meses após a reeleição de Nicolás Maduro, em um pleito contestado pela oposição. González Urrutia disse que venceu a disputa e, diante dos resultados proclamados pelo sistema eleitoral chavista, decidiu se exilar na Espanha.

De acordo com o presidente do Foro Penal, Alfredo Romero, o regime ainda mantém mais de 700 pessoas encarceradas em condições atrozes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.