Fechar
GP1

Internacional

Após Venezuela, Trump diz que operação militar na Colômbia "soa bem"

Trump afirmou que o pais Colômbiano “está muito doente e é governada por um homem doente”.

Na noite desse domingo (04), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a possibilidade de uma operação militar na Colômbia seria uma iniciativa que, segundo ele, "soa bem".

A declaração foi feita após jornalistas questionarem o presidente sobre uma eventual nova ação norte-americana no país sul-americano. Na ocasião, Trump afirmou que a Colômbia “está muito doente e é governada por um homem doente”, em referência ao presidente colombiano Gustavo Petro.

Foto: ONU/Loey FelipeDonald Trump
Donald Trump

Ainda durante sua fala, o presidente americano acusou Petro de apoiar o comércio de cocaína no país e sua posterior venda para os Estados Unidos. Trump encerrou a declaração afirmando que Gustavo Petro “não vai fazer isso por muito tempo”.

Tensões diplomáticas

Os Estados Unidos e a Colômbia vivem um período de tensões diplomáticas há meses. O governo norte-americano chegou, inclusive, a reforçar a presença militar no Caribe, enquanto Petro fez críticas públicas à administração Trump.

As relações entre os dois países chegaram a apresentar sinais de distensão após o presidente colombiano convidar Trump a conhecer as instalações colombianas voltadas ao combate à produção de drogas.

No entanto, após o ataque à Venezuela, o presidente colombiano voltou a criticar abertamente Donald Trump, afirmando que a ação poderia provocar uma crise humanitária e caracterizando o episódio como um “ataque à soberania”. Segundo fontes da Casa Branca, as declarações teriam irritado o presidente americano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.